INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SUPORTANDO INICIATIVAS ESG

Um fator chave para o avanço dos princípios ESG no planeta, é a utilização das tecnologias digitais como suporte à suas iniciativas.

Como exemplo, neste mês de julho, o governo canadense anunciou o investimento de US$ 8 milhões na criação de um mapa vetorial 3D das 100 principais cidades, cujos dados servirão para apoiar uma série de iniciativas de sustentabilidade e Net-Zero em andamento no país.

O aporte será feito através da Sustainable Development Technology Canada, que é uma fundação criada pelo próprio governo para funcionar como um braço de financiamento de projetos baseados em novas tecnologias limpas.

Esse mapa oferecerá uma representação digital altamente precisa de cada edifício, estrada, ponte, ferrovia, calçada, estacionamento, piscina, campo esportivo, corpo d’água, floresta, pastagens, terrenos nus e área pavimentada de cada localidade, permitindo às lideranças municipais entenderem e gerenciarem melhor as suas cidades,  incluindo o monitoramento das iniciativas Net-Zero, como instalações solares nos telhados, avaliação da cobertura de copas de árvores e mapeamento aprimorado de inundações.

Esses mapas padronizados também permitirão que as partes interessadas provinciais e federais entendam melhor e verifiquem o progresso das metas Net-Zero 2050, oferecendo informações valiosas para programas de política e financiamento, tudo isso visando facilitar o crescimento econômico, o desenvolvimento comunitário e a resiliência climática. A criação de tal mapa oferece uma oportunidade única de aumento da eficiência e precisão das tomadas de decisões dentro de cada cidade e consequentemente em todo o país, com aplicativos que abrangem governo, seguros, telecomunicações, transporte e segurança pública.

A responsável por fazer esse trabalho será a Ecopia AI, empresa com sede em Toronto e que utilizará seus sistemas de mapeamento baseados em IA, para selecionar as imagens aéreas de alta resolução, para a produção do mapa vetorial 3D de alta precisão.

Hilton Nascimento
Hilton Nascimento

CEO da Worten, engenheiro, Eficiência Energética, Saneamento e Meio Ambiente.