Entrevista com Beatriz Kanamaro

Quem é Beatriz Kanamaro?

Sou analista de Compliance e DPO da Norgren Brasil. Atuo em Compliance com foco em Anticorrupção, tendo trabalhado em escritórios de Direito Penal empresarial.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/beatrizkanamaro/

Como seria um cronograma ideal de implantação de projeto de adequação de governança de dados, de acordo com a sua experiência? Propor, de forma ideal, por onde começar e como desenvolver um projeto de adequação à LGPD, do início ao fim. Se possível, apresentar um “roadmap” para ajudar outros profissionais a enfrentar este desafio.

Eu entendo que a melhor forma de desenhar um cronograma ideal de implantação do projeto de governança de dados seja pelas atividades e políticas dos setores de maior risco, o que irá mudar a depender das atividades que a empresa exerce. No caso da empresa em que atuo, começamos a implantação pelos processos e setores de RH, HSE (Saúde e Segurança do trabalho) e depois expandimos para as demais áreas da empresa. Além disso é importante garantir a existência de bons mecanismos de segurança da informação tanto internamente quanto externamente. Essa é também uma questão que deve ser priorizada no momento da implantação.

Qual os benefícios de se realizar um projeto de governança de dados pessoais e segurança da informação?

Detectar e entender as vulnerabilidades de segurança da informação, identificar e proteger os dados essenciais ao negócio e ao cumprimento da lei, elaborar tratativas para casos em que os mecanismos da informação não prevenirem perdas, aumentar a credibilidade da empresa no mercado, aumentar o nível de consciência dos empregados e evitar multas referentes a infrações de dados ou perda de informações sensíveis ao negócio.

Como a LGPDSolution ajudou no processo de implantação de LGPD na sua empresa?

Através do mapeamento das principais e mais adequadas normas e regulamentos aplicáveis a cada um dos setores da empresa e por meio de treinamento dos funcionários para introduzir o tema.

Quais os principais perigos e desafios na implantação de um projeto de adequação à LGPD? Listar, de forma exemplificativa, quais são os problemas enfrentados, tanto técnicos quanto pessoais, na implantação do projeto de LGPD.

Eu entendo que o principal desafio que enfrento hoje, que se desdobra em muitos outros, é a necessidade da criação de uma cultura de dados, praticamente do zero. Isso requer um intenso trabalho de comunicação e educação dos profissionais que atuam da empresa bem árduo e sempre muito incisivo e presente.

Conclusão: apresente a sua visão pessoal a respeito dos desafios impostos pela LGPD e da sua função de Compliance Analyst, para que possa inspirar outros profissionais a seguir as suas orientações e a sua profissão.

Entendo que os desafios que se apresentam com a entrada em vigor da Lei podem parecer em um primeiro momento um trabalho muito árduo, mas necessário, na medida em que nossa sociedade põem cada vez mais valor numa sociedade em que os dados apresentam uma fonte de riqueza e conhecimento. A Sociedade está mudando e isso exige que a Lei e as empresas acompanhem essas mudanças, sempre buscanco conferir maior segurança aos titulares, colocando eles no centro das operações.

Paulo Perrotti
Paulo Perrotti

Head Cyber Security LGPDSolution, Auditor ESGSolution, Membro Comissão Relações Internacionais e Comissão Privacidade e Proteção de Dados OAB/SP, ISO 27001 e Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) de 2017 a 2021.